Xica do Sertão é uma obra teatral ambientada entre os anos 1970 e 2010, que mergulha nas raízes do sertão nordestino, combinando elementos da tradição popular, do realismo mágico e da crítica social. A trama acompanha Xica do Sertão, uma jovem negra que, diante da injustiça e da dureza da vida no interior, se vê cara a cara com a morte e precisa lutar para sobreviver. A narrativa, estruturada em três atos, apresenta um arco dramático que se inicia na inocência e no cotidiano de Xica e, ao longo da peça, a transforma em uma mulher forte e destemida, que enfrenta a brutalidade do mundo ao seu redor. É também uma referência às dores dos esquecidos deste país, que vivem desassistidos de políticas públicas, onde a única presença do Estado em suas vidas é por meio da violência policial. Diante disso, o que fazer para sobreviver?
Domingos Alves de Almeida é dramaturgo, ator e diretor de teatro maranhense, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, mestre pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e doutor pela Universidade Federal Fluminense. Membro da Academia Internacional
de Literatura Brasileira e da Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa, publicou cinco livros, sendo o último Autos atos teatrais (2024). Já recebeu cinco prêmios literários, entre eles, o da Academia Imperatrizense de Letras (2021).
Título da Obra:Xica do Sertão
Autor: Domingos de Almeida
Gênero da Obra: Teatro
Formato: 14x23cm
ISBN: 978
Número de páginas: 72
Editora: Caravana
Capa: Cecília Rosa | Diagramação: Pietra Alexandra



Não tem nenhuma avaliação