Dark Light

Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental

Availability:

Disponível por encomenda


R$ 50,00

Disponível por encomenda

📅 Data de publicação no site: 07/11/2022

O presente ensaio tem por objetivo divulgar um trabalho usado para desenvolver a produção textual no Ensino Fundamental (EF) a partir de narrativas autobiográficas, realizada em uma escola situada em uma comunidade ribeirinho-quilombola no interior do estado do Pará. O ponto de partida foram as práticas socioculturais que envolvem os alunos do 8º ano. Para tanto, partiu-se de uma pesquisa de mestrado realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de março de 2019 a junho de 2021, que culminou com a defesa da dissertação “A narrativa autobiográfica no 8º ano do ensino fundamental: entre a escola e as práticas socioculturais em uma comunidade ribeirinho-quilombola. A proposta de intervenção contemplou práticas de leitura, escrita e análise linguística em sala de aula. Espera-se com isso contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de um melhor desempenho e do protagonismo do aluno como produtor textual seja ele oral ou escrito. Foi usada a tessitura metodológica da pesquisa-ação, linha de pesquisa, cuja função é resolver problemas com vistas na transformação de uma realidade.

Autor (a): Ecilia Braga de Oliveira, Isabel Cristina França dos Santos Categoria: Tags: , , , , , , ,

Ecilia Braga de Oliveira, mestre pelo curso Mestrado Profissional em Letras (Profletras/ UFPA). Professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental SEMED Acará/ PA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010) e é Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2012): Atendimento Educacional e Especializado pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Integrante do GALPDA (IEMCI/UFPA/ CNPq), projeto de pesquisa Práticas Socioculturais, Linguagens e Processos de Ensino e Aprendizagem na Formação Docente. Tem publicações na área de linguística, educação inclusiva e educação do campo.




Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues é doutora em Educação (PPGED- UFPA), Mestre em Linguística (PPGL- UFPA). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Cursou o Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA) e tem larga experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e Estágios de Docência. Atualmente, é Professora-Adjunto III da UFPA no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) - Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós- Graduação em Letras (PPGL/UFPA), na linha de Ensino/ aprendizagem, do Mestrado Profissional- ProfLetras/ UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA) com as temáticas: Novas Tecnologias e ensino de Língua Materna, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de Língua Portuguesa. É Coordenadora do grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia.

Título da obra: Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental
Coordenação editorial: Olavo Romano e Leonardo Costaneto
Autoras: Ecilia Braga de Oliveira e Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
Selo: Caravana
Gênero da Obra: Ensaio
Formato: 14x21cm
ISBN:
Número de páginas: 116
Editora: Caravana
Capa e editoração eletrônica: Poliana Guimarães
Imagem da Capa:  Fotos em preto e branco de autoria de Ecilia Braga de Oliveira

Baseado em 0 avaliações

0.0 geral
0
0
0
0
0

Seja o primeiro a avaliar este livro "Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental"

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Não tem nenhuma avaliação