O menino imperador é uma narrativa de ficção inspirada em episódios reais da história do Brasil. A trama se passa entre a abdicação de Dom Pedro I em favor do filho de 5 anos de idade e a coroação de Dom Pedro II, aos 14 anos. O foco da história é a infância de Pedro e de suas irmãs, deixados para trás quando da partida do pai para Portugal. Neste romance de estreia de Matteus Gomes, temas como infância, família e orfandade são centrais, abordados com rara sensibilidade. Sistemas de governo, democracia e escravidão também são temáticas presentes. O rigoroso trabalho de pesquisa investido no pano de fundo, que inclui trechos de cartas inéditas trocadas entre a família imperial, não sobrepõe a narrativa ficcional.
A obra tem o mérito de possibilitar a humanização das personagens históricas e de aproximar o leitor daqueles acontecimentos cruciais que incontornavelmente estudamos na escola.
Matteus Nascimento Gomes nasceu em Campos dos Goytacazes, RJ, em 1994. Descobriu a paixão pelos livros na biblioteca de sua escola pública e se formou em letras e literaturas no Instituto Federal da cidade. Vive no Rio de Janeiro desde 2021, onde trabalha com idiomas no setor privado, faz mestrado em ciência da literatura na UFRJ e estuda teatro no Caravana do Teatro. O menino imperador é seu primeiro livro.
Título da obra: O menino imperador
Autor: Matteus Nascimento Gomes
Gênero da Obra: Infantojuvenil
Formato: 14x20 cm
ISBN: 978
Número de páginas: 168
Editora: Caravana
Editoração eletrônica Lucas Braga dos Anjos





No hay ninguna reseña todavía