Esta é uma iniciativa da Caravana Grupo Editorial para publicação de livros de autoria individual no Brasil, de autores de língua portuguesa, residentes no país ou no exterior, para o ano literário de 2026. Não se trata, portanto, de concurso literário que vise premiação.
De 10/11/25 a 31/1/26, aceitaremos 1 original por autor, para publicação de obra individual, nos gêneros narrativa (crônicas, contos, novela e romance) e poesia. Não se trata, pois, de antologia ou publicação coletiva.
Número de páginas dos originais:
● Narrativa: mínimo de 30, máximo de 200 páginas;
● Poesia: mínimo de 30, máximo de 100 páginas.
O original deve ser enviado em Word, folha A4, fonte Arial 12 e entrelinhas 1,5cm, com margens de 3cm, contendo na primeira página o título da obra e o nome do autor, para originais@caravanagrupoeditorial.com. No campo assunto, deverá constar CHAMADA CARAVANA 2026 – NOME DO AUTOR – GÊNERO DA OBRA. Além disso, em um segundo anexo, enviar os dados pessoais (nome completo, nome de autor, e-mail, redes sociais, telefone, com DDD, cidade e estado, minibiografia e resumo da obra).
Os pareceres para as obras aprovadas pelo nosso time de editores serão enviados até 30 dias após o encerramento da chamada.
Os autores aprovados assinarão contrato de cessão de direitos autorais para publicação, com custeio integral da produção pela Caravana, a partir do alcance da meta de pré-venda de ao menos 50 exemplares pelo site da editora, fazendo jus a 10% sobre cada exemplar comercializado.
Todas as obras que alcancem a meta de pré-venda serão publicadas, também, em e-book. Haverá, ainda, a possibilidade de distribuição em pontos físicos nas cidades estratégicas para a editora.
Além disso, nossos autores também contarão com as seguintes iniciativas para o desenvolvimento da sua obra junto à Caravana, sob condições a serem apresentadas em editais internos específicos: Curso de espanhol, Mentoria literária, Residência criativa em Ouro Preto, Distribuição em Portugal, Tradução e distribuição na Latinoamérica.
Para ler o edital na íntegra, acesse o link a seguir:

Gostaria de poder trabalha com a editora Caravana, conhecida ainda por a pouco por mim.
Me chamam de Félix Mota, pois na verdade sou Antônio Félix Mota das Silva, tenho 55 anos, casado, três filhas, ainda sem netos, falo por meus anos de vida. Moro na cidade de São José dos Campos, São Paulo.
Estou escrevendo, reescrevendo e lapidando meu primeiro original a uns cinco anos, assim resolvi que já está pronto, já não quero mais modificar tanto, está ótimo. Sou um suspeito em comentar, mas é uma grande obra, merecedora de uma editora ao nível desta. Imagino que se juntarmos força, colocaremos no mercado um best-seller.
É isso por enquanto.